Páginas

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Cantar ao Senhor é bom!

            “Cantai-lhe um cântico novo: tocai bem e com júbilo.” Salmo 33.3
            A Palavra do Senhor nos convida a cantar-lhe louvores. Não somente a cantar, mas nos recomenda que cantemos alegremente ao Senhor, nossa fortaleza. O povo de Deus é um povo que canta, é um povo forte que vence as lutas e dificuldades através do cântico.
            Em todas as vitórias de Israel citadas na Palavra havia cânticos de gratidão. Moisés, o líder daquele povo compôs um dos hinos mais bonitos da Palavra de Deus. (Leia: Êxodo 15.1-19) Moisés louva ao Senhor com um cântico de vitória, ele descreve como foi a sua vitória no deserto, quando Deus lançou no Mar Vermelho os carros e os cavaleiros. Miriam, ao passar o Mar Vermelho dançou com júbilo na presença do Senhor.
O que dizer mais da grande vitória de Gideão? Gideão não era guerreiro, era um lavrador, o seu exército não era numeroso, e nem ao menos possuía as melhores armas, mas as suas armas eram buzinas e a sua lança um cântico que dizia: “Pelo Senhor e por Gideão!” (Juízes 7.18) “A espada do Senhor é a espada de Gideão!” Nada mais que um canto e sons de instrumentos e, grande foi a vitória do povo de Deus. Ainda temos a grande vitória de Josué ante Jericó.
            Não só o Velho Testamento nos relata sobre essa ação de cantar ao Senhor, o Novo Testamento contém inúmeras passagens onde os crentes estavam cantando. Paulo e Silas cantavam, não era a melhor hora de cantar, você pode estar pensando, estavam presos, machucados, ainda sentiam em seus corpos as dores dos açoites. Era madrugada e, eles cantavam. Você pode fazer essa leitura em Atos 16 a partir do versículo 16. Eles estavam cantando. Mesmo feridos, acorrentados, eles cantavam e os outros presos escutavam. E o nosso Deus os livrou das cadeias que os prendiam. Foi tremendo aquele momento, o carcereiro que os guardava, pensou em se matar, mas ali se manifestou a Salvação.
            Devemos cantar a Deus, devemos salmodiar ao Senhor, cantando-lhe na vitória, na aflição, na enfermidade. Não devemos nos importar com as circunstâncias, pois sabemos que o nosso Deus é poderoso para nos livrar. Que Ele nos “cerca com alegres cantos de livramento.”
            Seja na alegria, seja na dor, não importa o que importa é sabermos que somos livres, e quem é livre canta. Somos mais que vencedores, e por isso cantamos. Temos a divina esperança de estarmos um dia nos Céus com o nosso Jesus, essa é a nossa Esperança, o Rei dos reis nos chama de amigos. Quer mais razão para cantar? Quer ter melhores motivos para louvar ao Senhor?
            Louve ao Senhor! Celebre ao Senhor. Exalte o Nome que é sobre todo nome. Bendizei-lhe, enalteça o nome do Senhor como Gratidão, como Oferta, como Sacrifício de louvor. Cante com o espírito, mas cante com a mente.
            Quando cantamos em louvor ao Senhor estamos atraindo a presença d’Ele até nós. “Deus habita no meio dos louvores do seu povo.!”
            “(...) mas enchei-vos do Espírito, falando entre vós com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração.” Efésios 5.18b - 19
            Que farei, pois? Orarei no espírito, mas também orarei com (a mente) entendimento; cantarei com o espírito, mas também cantarei com (a mente) entendimento.” I Coríntios 14.15
            Está alguém entre vós aflito? Ore. Está alguém contente? Cante louvores.” Tiago 5.13
            Tu és o Lugar em que me escondo; Tu me preservas da angústia; tu me cinges de alegres cantos de livramento.” Salmo 32.7
            Que nada faça cessar o nosso cântico, que nada nos prive de cantarmos.

Samuel Medeiros de Araújo


Mais lidos