Páginas

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Crítica


Sobre o Gospel, pensamento e crítica minha: Na mesma medida que o gospel trouxe para a música cristã brasileira a abertura de mercado levou junto a poesia, a melodia e até mesmo uma coisa singela chamada pureza. A música cristã brasileira não tem mais a cara do Brasil.
Além de não ter a cara do Brasil ganhou uns sotaques estrangeiros, copiando mais e mais, não só estilos, plagiando canções, chamam de versões. Mas o que eu vejo é que, a coisa da ‘unção’ que vêm lá fora querem empurrar e, empurram mesmo, goela a baixo os hits de outros grupos que fazem sucesso lá fora.
Será por não termos bons compositores no Brasil? Não, simplesmente porque, aqui os bons compositores são críticos e, muitos, não querem apenas ter um nome celebrado, premiado ou aplaudido.
Mas como a música gospel é hoje, no Brasil, um grande mercado a ser explorado e, cada vez mais é explorado, temos artistas caros, celebridades, estrelas do gospel. Mas e aí? Esqueceram que quem tem que brilhar é o Sol da Justiça? Não, não esqueceram, simplesmente, sem perceberem, são cativados pelos encantos da fama, glamour, prêmios, dinheiro, glória!
A análise que faço no geral da música gospel no Brasil é que, tem muitas cópias, salvo algumas exceções, mas no geral há muita cópia. E as versões? Eu já contei umas 10 diferentes versos para uma só música do Hillsong, cada uma diferente da outra e, até mesmo com outro tema diferente da canção original.
Comercialmente falando, esse é o melhor momento da música gospel brasileira. Mas infelizmente, o comércio sobrevive de mesmices.
Não é pra ninguém levar a sério minha crítica não, mas é minha crítica. Eu percebi que não tenho necessariamente que atacar para criticar, mas simplesmente falar o que penso.
Vou destacar hoje o Grupo Pescador, o primeiro trabalho do João Alexandre. Destacando lindas canções como: A Andorinha, Conversão, Canção da Alvorada, Contraste e De Trem! Um disco muito bem arranjado. João Alexandre tava dizendo pra que veio. De lá pra cá foram muitos sucessos, muitas lindas canções e, também muita polêmica, afinal o João tem um pensamento muito crítico e isso ele deixa bem claro em suas letras e na sua postura.
Um das mais belas letras que conheço uma melodia simples e bem bolada. O Grupo Pescador, um único disco nos anos 80, 12 faixas perfeitas, lindas canções, lindas melodias e, o começo da história de um grande compositor, músico e violonista exímio, João Alexandre. O crítico.


Samuel Medeiros de Araújo




A Andorinha

Grupo Pescador

Voa andorinha ligeira
Caminhos no céu
Mil desenhos no ar
Voa, revoa e canta
Tua liberdade
Teu bando
Cantando
Faz teu Deus feliz
Voa andorinha faceira
Minha companheira
Me traz tanta paz
Voa, revoa e canta
Pois tão pouca gente
No mundo que eu criei
Me faz feliz
Voa andorinha correndo
Que o mal é tremendo
E faceiro também
Voa, revoa e canta
Antes que te peguem
Sem nem perceber
Que teu canto
Faz teu Deus feliz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale algo sobre essa postagem.

Mais lidos