Páginas

terça-feira, 26 de abril de 2011

Soldado Ferido

Quem é assembleiano conhece bem a música do cantor curitibano Júnior. Voz potente de tenor, cantando as canções com um toque do Brasil sulista. Mas seu jeito de cantar conquistou vários estados da nação brasileira. Cantando Mesa preparada, começou a sua história musical em discos de vinil. Uma canção que virou hino em muitas igrejas, principalmente nas Assembléias de Deus.
Outro dia conversando com um amigo em um ônibus, comentávamos de como era mais complicado construir uma carreira na Música Cristã. Os cantores viajavam pelo Brasil de ponta a ponta de carro, de ônibus e alguns de avião, levando uma bagagem muito pesada de discos de vinil para vendê-los em suas apresentações. Era assim a vida do Junior. Essa canção Mesa preparada dizia: “Mesa Preparada, cabeça ungida, cálice transbordante, isso é que é vida...” Ela fala do caminhar da Igreja aqui na Terra, andando chorando, sorrindo e cantando na alegria de ver Jesus, que está voltando. Muita bonita essa canção que ele cantava em ritmo de guarânia.
Nesse disco ainda destaca-se a releitura que ele fez para um clássico da MPCB, que minha mãe escutava na voz de Cecília de Souza, “Não se pode matar um Crente.” O Júnior é o típico cantor pentecostal, daqueles que levam a igreja a um momento de muita emoção e muita alegria no Senhor. Ele canta aquilo que alegra os crentes pentecostais. Olha só essa letra referindo-se ao encontro dos santos com Jesus lá na Cidade Santa em Ao Entrar no Paraíso: “pegarei em sua Mão e sentirei a emoção quando o meu novo nome ele chamar farei uma passeata com os santos la na praça para agradecer Jesus pelo sangue La na cruz pela vida que ele deu” essas frases faziam a igreja glorificar o nome do Senhor com muita alegria. Ainda outra canção que a igreja cantava muito: outra canção bastante conhecida do cantor 'Júnior' é a canção 'A Igreja crê no teu sangue'  (Trocaram Jesus por um homem ladrão, malfeitor, gritaram bem alto libertem, soltem Barrabás...). Junior canta com força, como dizem alguns, com a alma, levando a todos uma emoção única num momento de louvor e adoração. Algo que podemos ver bem claro no repertório desse cantor é que um dos temas principais de suas canções era a Cruz: “Se Ele sente ainda dor dos cravos em suas mãos, se (Ele)ouve ainda a multidão que O levem para a Cruz, se Ele sofre ainda dor minha vida então tem que mudar, simplesmente não quero ferir o meu Jesus.” Os Cravos, bela canção.

É o tema da vida do Cristão, a Cruz. Sem a Cruz não há Cristão. Mas  a Cruz vazia e o Mestre ressuscitado é o que faz a Igreja vencer.
Soldado Ferido, essa canção marcou muitas vidas, contam-se muitas histórias sobre essa canção. Não deixe um soldado ferido morrer. Uma canção que conta que um servo de Deus tem sim fragilidades, pontos fracos e podem ser feridos na batalha. Uma canção que pede para que os cristãos cuidem dos seus soldados feridos, tratando de suas feridas, dando a atenção devida. Em muitas vezes se canta o crente como um ser imbatível, inquebrável, protegido de tudo e de todos, vem essa canção pedindo para cuidar dos feridos.
Ela não só pede para se cuidar dos feridos, mas informa que têm muitos assim. Não só crentes, mas grandes líderes. Somos humanos, seres como todos outros. O mesmo sol que nasce para os bons é que nasce para os maus.
De fato, essa canção foi um marco na carreira do Junior e também para a Música Popular Cristã Brasileira.
Lá do Recife vem uma experiência que o André Belarmino, co-editor desse Blog conta com essas palavras:
Sobre a canção tema dessa postagem, 'soldado ferido' tenho certeza que muitas pessoas têm histórias relacionadas a essa música, eu mesmo me lembro de uma.
Há alguns anos um companheiro nosso, precisou ser afastado da comunhão para ser tratado, ele, um músico excepcional amava tocar essa canção, e num determinado dia, santa ceia do Senhor, nosso líder resolveu que iríamos tocar ela, mesmo sem o acompanhamento dos teclados, ao chegar ao refrão “vem dá o bálsamo, e a ferida sarará, protege-o com teu manto de amor (...) não podes deixar o soldado ferido morrer”, senti que as lagrimas caiam copiosamente sobre meu rosto, tocava, cantava e chorava ao mesmo tempo, lembrando-me do meu irmão em Cristo que havia se ferido e estava na 'enfermaria do Senhor' uma atmosfera de cumplicidade e emoção tomou outras pessoas do grupo que de repente também choravam, foi um sentimento triste, mas ao mesmo tempo consolador, pois vi que estávamos todos juntos naquele momento, pedindo a Deus por um querido.
             Essa canção é maravilhosa, segue a letra e o vídeo dela:
Continue acessando o nosso Blog e sempre participando das nossas enquetes, a sua opinião é fundamental para que nós possamos a cada dia oferecer o nosso melhor para vocês, sempre batendo um Papo Musicado!

Equipe: Papo Musicado
André Belarmino
 Samuel Medeiros de Araújo

Clipe Soldado Ferido
Há muitos feridos...
Choram de angústia e de dor
Clamam por proteção e por paz...
Amigos que choram
Sua necessidade atende hoje
Não deixes um soldado ferido morrer...

Verta o bálsamo...
E a ferida sarará...
Protege-o com teu manto de amor...
O pão partiremos sim
Descanso lhes dará
E toda angústia sairá
Não deixes fiéis soldados feridos morrer

Seguindo sua ordem
Lutaram na frente para o Rei
E o forte inimigo puderam vencer...
Mas por este esforço satã intentou suas vidas matar
Não deixes um soldado ferido morrer...

Verta o bálsamo...
E a ferida sarará...
Protege-o com o teu manto de amor...
O pão partiremos sim
Descanso lhes dará
E toda angústia sairá
Não deixes fiéis soldados feridos morrer

Não podes olhar sem socorrer
O amor é mais forte, e faz viver
Não podes deixar um soldado ferido morrer
Soldado Ferido
Júnior

Mais lidos